Com uma assistência composta exclusivamente por 20 mil crianças, o AZ Alkmaar garantiu, nesta quinta-feira, a passagem aos quartos-de-final da Taça da Holanda, depois de vencer o Ajax por 2-3, no Arena de Amesterdão em jogo de repetição do encontro interrompido a 21 de Dezembro.

Nessa ocasião, a partida foi suspensa aos 37 minutos, na sequência de uma invasão de campo por parte de um adepto, que motivou a expulsão do guarda-redes do AZ. A expulsão de Esteban Alvarado, após pontapear um adepto do Ajax, que segundos antes tinha invadido o relvado para o agredir, motivou o abandono de campo de toda a equipa de Alkmaar.

Posteriormente, a federação holandesa anulou o cartão vermelho ao guarda-redes e ordenou a repetição do encontro à porta fechada. A sanção foi depois alterada, limitando o acesso ao estádio a jovens estudantes com 12 anos ou menos.

Foi nesse cenário festivo que o Ajax se adiantou no marcador, aos 10 minutos, por intermédio de Siem De Jong, antes de os visitantes darem a volta ao resultado, com tentos de Martens e Benschop. Ainda na primeira parte, De Jong restabeleceu o empate, com o seu segundo golo da tarde, mas no segundo tempo um penalty convertido por Elm (55 m) deu a vitória ao AZ Alkmaar.

Refira-se, por fim, que as duas equipas vão voltar a medir forças neste domingo, em jogo a contar para o campeonato. Nesta altura, o AZ lidera a prova, com 38 pontos, mais um do que o segundo classificado, o PSV, e mais cinco do que Twente e Ajax.