A decisão da Libertadores 2013 será feita em pleno Mineirão, na madrugada de quarta para quinta (a partir das 21.50h de Belo Horizonte, 01.50h de Lisboa), depois do triunfo, por 2-0, do Olímpia sobre o At. Mineiro, em Assunção, no Paraguai.

Um olhar pelo registo histórico dos jogos do At. Mineiro no principal estádio de Minas mostra-nos que o Galo costuma mandar.

De facto, o At. Mineiro não perde um jogo na condição de visitado há 52 partidas (desde setembro de 2011), período em que jogou, sobretudo na Arena do Jacaré e no Independência.

Essa invencibilidade nos jogos em casa, há quase dois anos, ajudou o Galo a conquistar dois títulos estaduais mineiros, o segundo lugar do Brasileirão 2012 e, é claro, atingir a final da Libertadores deste ano.

Mas a decisão com o Olímpia será em casa emprestada. Isto porque o Conmbol exigiu que a partida se realizasse no Mineirão, o estádio do rival Cruzeiro.

Mesmo assim, as perspetivas para o At. Mineiro são boas: em comparação com o Independência, o Atlético fez o triplo das partidas no Mineirão e com aproveitamento semelhante: em 1.479 jogos, 861 vitórias (dois terços), sendo que no Independência tem 290 vitórias em 493 jogos (65,65%).