A pré-época do Shakhtar Donetsk já começou e os jogadores têm elogiado os métodos de Paulo Fonseca.

Em estreia a treinar fora de portas, o técnico português está a convencer com os seus métodos, garantem Bernard e Eduardo da Silva.

«Mudou tudo. O Paulo Fonseca tem uma forma de pensar bastante diferente, é um trabalho completamente novo. Precisamos estar concentrados a fim de compreender a lógica dele o mais rápido possível. E assim conseguiremos jogar um bom futebol», afirmou o médio brasileiro em declarações ao site do clube.

Bernard, jogador que esteve na órbita do FC Porto no mercado de verão há dois anos, conta que o treinador está mudar o esquema que Mircea Lucescu usava: «Uma tática diferente tanto na defesa como no ataque. Ele quer a nossa entrega a 100%. Por isso temos que estar atentos para compreender as ideias que o treinador quer nos transmitir.»

O avançado brasileiro, naturalizado croata, vai na mesma toada que o companheiro e refere mesmo que nestes primeiros treinos está a ver algo inédito.

«Vou ser sincero: é a primeira vez, em toda a minha carreira, que, após as férias começamos logo com trabalho de bola e, além disso, estivemos trabalhando a tática. Antes o treino começava sempre com exercícios de corrida, com maior enfoque no físico. Mas acho que isto vai ser melhor.»

Na última época, o Shakthar jogou com o Sp. Braga na Liga Europa e Eduardo recorda os duelos: «Cada treinador tenta trazer algo de novo. Lembramo-nos muito bem como jogou o Sp. Braga quando nos cruzamos em campo com ele pela Liga Europa. Era uma equipa forte e rápida. Eu notei então que o Paulo Fonseca presta mais atenção às táticas e técnicas de trabalho com a bola.»