Espectáculo em campo, mais equilíbrio, crise nas bancadas. Assim vai a Liga 2011/12 ao fim de oito jornadas. Os números são claros: há muito tempo que não havia tantos golos e os pontos que separam as equipas diminuíram em relação às últimas temporadas 2010/11.

Os jogadores mais pontuados

Por outro lado, a crise financeira com que o país se debate também se sente no campeonato. É a pior época de sempre, até ao momento, desde que a liga de clubes contabiliza as assistências. Há menos 5799 pessoas a ver futebol ao vivo.

Todos os desfechos da Liga

Olhando as coisas pelo lado positivo, as 16 equipas do campeonato já realizaram oito jogos cada. E se o espectáculo se mede pelos golos, pode dizer-se que não tem sido nada mau: a média é de 2,578 por encontro.

É quase mais meio golo que na temporada passada, por exemplo e é preciso recuar até 2001/02 para encontrar melhor registo.

A análise feita pelo Maisfutebol mostra também que a liga está mais equilibrada que na temporada anterior. Aliás, até é a mais competitiva dos últimos anos.

Quanto aos espectadores, é simples: a crise bateu à porta. Descida ligeira nas assistências e só um jogo (o F.C. Porto-Benfica) acima dos 45 mil espectadores.