Reza Ghoochannejhad foi o herói da qualificação iraniana para o Mundial-2014, ao apontar o golo da vitória da sua seleção no jogo com a Coreia do Sul, no passado dia 18 de junho. Em declarações ao site da FIFA, porém, o avançado do Standard Liège não tem dúvidas em sublinhar a gratidão devida para com o selecionador, o português Carlos Queiroz: «Como iranianos, devemos estar agradecidos ao treinador Queiroz. Ele é a principal razão do nosso sucesso, ele esteve sempre connosco, nos bons e nos maus momentos e nunca fugiu das suas responsabilidades», afirmou.
Ghoochannejhad, que atua no Standard Liège, estreou-se na seleção aos 25 anos, na sequência de um contacto direto de Queiroz, que procurava na Europa jogadores que pudessem reforçar o seu grupo: «Foi uma surpresa quando o mister Queiroz me chamou. O treinador disse-me que jogar pelo nosso país deve ser uma honra se amamos o Irão e que eu poderia ajudar a equipa. O que ele disse foi simples, mas depois de desligar o telefone liguei imediatamente aos meus país a contar-lhes as boas notícias», recordou.
Com o Irão a preparar a quarta presença num campeonato do Mundo, depois dos apuramentos em 1978, 1998 e 2006, Ghoochannejhad soma cinco golos em sete presenças e promete ser um dos destaques da sua equipa dentro de um ano, no Brasil: «É uma honra jogar pelo Irão, quando e onde quer que seja. Considero uma bênção ter esta oportunidade», reforçou o jogador.